Melhores maneiras de tratar cabelos oleosos

É frustrante, mas todos nós já passamos por uma ou outra fase de cabelos oleosos, os quais não se sentem limpos ou arrumados o suficiente para ficar bem durante o dia. Embora seja algo que afete milhares de pessoas durante a adolescência, muitas vezes nos deparamos com o problema mesmo na meia-idade. Se você sofre desse problema, certamente já tentou diversos shampoos, óleos, máscaras e cremes sem obter os resultados esperados. Se isso acontece com você é porque não está tratando o problema direito.

O cabelo oleoso não é a causa, mas sim uma consequência de algum outro problema. Para encontrar a solução definitiva para oleosidade excessiva é preciso entender o porquê dela e então encontrar as melhores maneiras de tratar o cabelo. Então selecionamos dicas bem práticas para ajudar você a encontrar a proteção ideal para seu couro cabeludo e seus fios.

Limpe o couro cabeludo periodicamente

Para evitar o acúmulo de substâncias que bloqueadas os poros e causam a oleosidade é indicado fazer 3 limpezas ainda que ao longo do mês: uma antes de realizar procedimentos químicos como escovas, mecha ou alisamento; antes de realizar alguma atividade física intensa como uma corrida; e logo após uma viagem onde o tráfego possa ter deixado o couro cabeludo sujo.

Quando for lavar o cabelo, utilize somente o dedo polegar para passar o shampoo. Esfregue o couro cabeludo focalizando as laterais e a região onde começa o cabelo.

Evite aplicar produtos no couro cabeludo

Muitas pessoas pensam que o couro cabeludo precisa ser hidratado, mas não é verdade. O excesso de nutrição resulta em produção de mais óleos de sebo. Por isso só aplique cremes e outros produtos na extensão dos fios para não estimular mais produção de sebo.

Coma alimentos de fácil digestão

A alimentação também é fator determinante para o controle da oleosidade no cabelo. A carne vermelha, por exemplo, costuma causar a sensação de oleosidade na cabeça, e sua digestão tardia pode aumentar a fadiga e comprometer a produção de sebo.

Prefira receitas mais leves, como legumes, verduras, grãos, frutas e alimentos ricos em vitamina A, C e E como peixes, castanhas e azeite.

Deixe o cabelo solto

Durante a noite seu corpo produz maior quantidade de sebo pelo excesso de temperatura do ambiente. Por isso o ideal é não prender os cabelos a noite com elástico. Se você não está acostumado a deixar o cabelo solto, encontre alguma maneira alternativa: faça rabos de cavalo soltos, tranças despojadas ou utilize uma touca de dormir.

No dia seguinte é necessário lava-lo para retirar o sebo, mas é importante também que você não utilize o secador pois o calor exagerado poderá estimular a produção de óleos. Se precisar indicamos modelos de secadores de cabelo com baixa temperatura.

Investiga alergias

Se você experimentar diariamente a sensação de que seus cabelos estão sempre sujos e mesmo após realizar todos os procedimentos de limpeza ele ainda fica oleoso, então é possível que você desenvolva alheios ao ingredientes dos produtos usados. Se for esse o caso, o ideal é procurar por alguns especialistas, pois pode ser que eles ajudem a diagnosticar qual é a origem das alergias e como tratá-las.

Muitas vezes a alergia é causada por alguns excipientes dos cosméticos, seja o conservante, corante ou até mesmo a fragrância. Por isso é importante ficar atento ao uso destes produtos, caso se sinta irritação no couro cabeludo procure logo por um profissional para realizar o tratamento adequado.

Utilize produtos certos para seu tipo de cabelo

Na hora de comprar qualquer produto para seu cabelo como shampoo, condicionador ou máscara, procure por etiquetas que indiquem que o produto foi formulado especialmente para macio de cabelo que tem tendência à oleosidade, para garantir que eles agem no controle do sebo sem possibilitar o seu acúmulo.

Já no momento de lavar tome cuidado pois é necessário que o shampoo forneça limpeza profunda sem remover os nutrientes essenciais dos fios. Então utilize o shampoo somente na raiz, massageando com os dedos o couro cabeludo. Aplique na parte inferior para lavar somente os fios, para isso você pode passar o shampoo nas mãos e então esfregá-las nos cabelos.

Cuide dos fios durante o banho

Durante o banho é possível evitar a produção de mais sebo pelos poros pela quantidade e a temperatura da água. Por isso opte por banhos rápidos com água morna. Eles são mais eficientes para abrir os poros sem ajudar na produção de mais sebo.

Além disso, tente evitar usar guampo, condicionador ou máscaras no couro cabeludo, pois eles podem bloquear os poros, impedindo que a fragrância saia do cabelo no decorrer do dia.

Remova o excesso de umidade

No caso de cabelos oleosos é importante secar o couro cabeludo com cuidado pois se for excessivo todo o cabelo se tornará oleoso. Use uma toalha para remover o excesso de umidade, mas não aperte muito para não estimular a produção de óleos.

Outra forma de remover a umidade é esperar que ele seque naturalmente. O ideal é esperar uns 15 minutos após o banho, então use um pente com dentes largos para remover o excesso de óleo.

Utilize itens secos através do dia