Máscara prejudicial para as pestanas? Cuidado com estas substâncias!

Máscara – compramos este produto sem estar totalmente conscientes do que se esconde na sua pequena máscara. Se os seus olhos são sensíveis e tendem a ficar irritados, seguramente irá prestar maior atenção à composição dos produtos. Contudo, sabe quais são todas as substâncias que não só irritam como também danificam as pestanas? Esta é a lista negra dos ingredientes “desagradáveis” que pode encontrar numa máscara.

Mácara – Substâncias potencialmente irritantes e prejudiciais

1. PPD, p-fenilenodiamina na máscara

É um pigmento negro utilizado na maioria dos produtos cosméticos, não só nas máscaras. Também é um componente presente em corantes capilares e cosméticos de coloração que se destinam a ser escuros (lápis de olhos, delineadores, sombras de olhos). O PPD é uma amina perfumada que desencadeia reações alérgicas graves. Para esclarecer, pode causar lesões na pele, vermelhidão, erupções cutâneas, prurido, irritação e, em situações extremas, úlceras cutâneas e queda de cabelo e pestanas.

Como distinguir o alergéneo PPD na composição de uma máscara?

O PPD pode assumir muitos nomes. No entanto, volte a colocar a máscara na prateleira se detetar algum dos seguintes: 1,4-Diaminobenzene, 1,4-benzenediamine, p-phenylenediamine, paraphenylenediamine, 4-phenylenediamine, p-diaminobenzene, 4-aminoaniline.

2. Colofónia na máscara

A colofónia macia de origens naturais pode ter… um impacto anormalmente prejudicial na nossa pele. É o produto secundário da destilação da terebentina. Esta substância é obtida a partir de quase todos os tipos de árvores coníferas (principalmente o pinheiro). A resina usada na máscara potencia algumas qualidades do produto. Ou seja, torna-se mais durável e adere com mais firmeza às pestanas. Além disso, a resina também é um dos componentes de sabonetes e vernizes.

Como distinguir a colofónia na composição de uma máscara?

Na maioria dos casos, a colofónia não muda de nome quando é introduzida na lista de ingredientes, embora possa assumir nomes mais químicos. Portanto, tenha cuidado com as máscaras que contêm: colophonium, colophony, resin terebinthinae, tall oil, abietic acid, methyl abietate alcohol, abietic alcohol, abietyl alcohol.

2. Níquel na máscara

O níquel é um metal branco e prateado com um ligeiro toque amarelado. Caracteriza-se pela sua dureza e tenacidade típica deste tipo de metais. É utilizado para produzir armações de óculos, fechos, botões, telemóveis, joelharia, ferramentas, talheres e… máscaras. Portanto, pode ser um problema bastante grave para quem sofre de alergias. Para demonstrar, as pessoas alérgicas ao níquel ficam com a pele vermelha depois de estar em contacto com este metal. O facto mais interessante é que a vermelhidão não aparece necessariamente na zona onde foi aplicado o níquel. Em geral, a reação alérgica ao níquel pode assumir as seguintes formas: eritema, prurido, bolhas e saliva.

Como distinguir o níquel na composição de uma máscara?

Felizmente, o níquel é raramente adicionado aos cosméticos (preste atenção adicional aos cosméticos importados da China, cuja composição é duvidosa). Se pretende procurar a presença do níquel na composição de um produto, tente encontrar o seu nome em latim, que é niccolum, ou o símbolo químico Ni.

4. Crómio na máscara

Os compostos de crómio estão presentem em muitos tipos de máscara. São aplicados principalmente em tintas verdes que são responsáveis para dar cor aos cosméticos. Como é óbvio, a máscara não é o único produto ao qual se pode adicionar crómio. É também um componente comum das sombras de olhos, dos delineadores e dos lápis de olhos. A alergia ao crómio resulta em pálpebras avermelhadas, prurido e desidratação da pele.

Como distinguir o crómio na composição de uma máscara?

É importante saber que as máscaras que têm crómio não precisam de incluir óxidos de crómio na sua lista de ingredientes. Este elemento encontra-se frequentemente escondido atrás do número do CI, também conhecido como Índice de Cores. Os números incluem: CI 77288, CI 77289, CI 15685, CI 18690, CI 18736. Além disso, o crómio assume também os seguintes nomes: chromium, chromate, acid red e disodium hydrogen bis.