Muitos de nós procuram formas saudáveis de cuidar dos nossos cabelos e hoje existem diversas opções para fazê-lo, entre elas, as mais procuradas são os tratamentos naturais. Estes tratamentos usam produtos naturais como óleos, frutas e outras substâncias vegetais para cuidar e recuperar o cabelo fraco, danificado e opaco.
Uma destas opções é usar o óleo de coco. O óleo de coco é conhecido por ter grandes propriedades nutritivas e terapêuticas e há décadas é utilizado para tratar do cabelo. Esta substância tem sido usada para recuperar tanto o cabelo fraco como o cabelo opaco, oleoso e danificado.
O óleo de coco contém uma espécie de triglicerídeo, que possui uma composição química característica, formada por ácidos láurico e mirístico.
Estes triglicerídeos atuam como um protetor do cabelo, criando uma barreira que sela a umidade do tratamento e protege o cabelo de danos como a oxidação. Estes ácidos são também fontes de ácidos graxos que trazem muitos benefícios ao cabelo, além disso, estimulam a produção de colágeno que garante firmeza e elasticidade aos fios.
Além de ser um ótimo protetor para o cabelo, o óleo de coco aumenta a espessura dos fios, aumenta o seu brilho, controla ao oleosidade e ainda mantém saudável a pele do couro cabeludo. O óleo de coco estimula o cabelo a crescer, pois promove o fortalecimento da raiz e a circulação sanguínea, além de prevenir a queda de cabelo.
Para obter resultados satisfatórios você pode aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco diretamente no couro cabeludo e nos fios. O ideal é aplicar fazendo uma suave massagem nos cabelos, usando movimentos circulares para permitir que o óleo penetre na raiz do cabelo.
Você também pode fazer uma máscara com somente duas colheres de sopa de óleo de coco puro e aplicar sobre os cabelos, da raiz às pontas. Deixar a máscara descansar por dez a vinte minutos e depois retirar com água. Para alcançar os melhores resultados, recomenda-se repetir esse procedimento pelo menos duas vezes por semana.
Além das aplicações diretas, é possível adicionar óleo de coco em seus produtos capilares, como máscaras ou cremes de tratamento. Esta é uma ótima maneira de se obter os benefícios do óleo de coco literalmente da “casca às folhas”. O óleo de coco é ótimo para tratar do cabelo danificado por coloração e outros tratamentos químicos, além de ser ideal para se tratar os cabelos secos.
O óleo de coco também pode ser usado para tratar a caspa (seborreia). O ácido láurico presente no óleo possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, além de ser importante para se remover a caspa da raiz do cabelo.
Por último, vale destacar que o óleo de coco possui propriedades maravilhosas para tratar de cabelos que foram danificados pela ação do sol ou clima úmido. Isso se deve a sua capacidade de reter a umidade e proteger os cabelos da desidratação.
Conclusão
Como você pode conferir, o óleo de coco é uma grande ferramenta para os tratamentos naturais para o cuidado capilar. Por meio dele, é possível obter resultados incríveis, pois além de ter propriedades nutritivas, possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que combatem a caspa e ainda ajudam a fortalecer e hidratar o cabelo.
Por isso, se estiver buscando por um tratamento mais eficaz e seguro para se recuperar o seu cabelo, recomenda-se usar o óleo de coco, pois esta é uma das melhores formas de tratar os fios.