Como (e porquê) cuidar da máscara e do seu aplicador?

Comprou uma máscara e questiona-se por que razão as suas pestanas não ficam tão bem revestidas como há algumas semanas. O aplicador está cada vez mais coberto de grumos, deixou de separar as suas pestanas e a maquilhagem de olhos ficou um pouco descuidada? Curiosamente, a máscara não tem de ser o culpado desta situação. A maquilhagem final é influenciada pelos cuidados que tem ou não com o aplicador. Fique a saber o que deve fazer para que a sua máscara proporcione uma maquilhagem de olhos duradoura e precisa, e como oferecer uma aparência atraente às pestanas.

Por que devemos cuidar da máscara?

A máscara é um cosmético aparentemente bastante duradouro e resistente, mas, infelizmente, não é. Embora oxide gradualmente sempre que o aplicador é retirado do tubo, os seus coágulos ficam rapidamente secos e criam resíduos entre as cerdas. Os próprios coágulos de máscara formam grumos que aderem às pestanas. Além disso, com o passar do tempo, a máscara pode ficar com uma consistência diferente, se não cuidar dela da maneira correta. Como resultado, as pestanas ficam coladas, a vida útil da máscara reduzida, o produto seca rapidamente e descama quando aplicado. Como evitar esta situação?

Como cuidar da máscara?

  1.  Lave o aplicador
    Se deseja fazer constamente uma maquilhagem irrepreensível e evitar que as pestanas fiquem com grumos – não se esqueça de lavar o aplicador da máscara. Basta usar água morna, ou água misturada com uma loção hipoalergénica delicada ou sabão natural. Limpe o aplicador delicadamente, especialmente se utilizar aplicadores de nylon, “peludos”. Tenha em mente que as suas cerdas são fáceis de distorcer. Os aplicadores de silicone são mais fáceis de limpar e também são mais resistentes. Por último, mas não menos importante, o aplicador deve ser lavado pelo menos duas vezes por mês (o ideal será lavar uma vez por semana).
  2.  Aperte bem a tampa da máscara
    A máscara é um cosmético que reage gradualmente com o ar. Assim, para manter a sua consistência inalterada, verifique sempre se a embalagem está devidamente fechada. Além disso, evite bombear ar para dentro do frasco, ou seja, não mova o aplicador para cima e para baixo. Afinal, não irá recolher mais máscara se fizer isto. Irá apenas piorar a consistência do produto. Consequentemente, a máscara irá secar mais rápido, porque a água presente no produto irá evaporar mais rapidamente.
  3.  Não dilua a sua máscara antiga com loções desmaquilhante ou outros líquidos
    Adicionar loções desmaquilhantes ou micelares a uma máscara é uma prática comum que, infelizmente, não tem um impacto positivo na qualidade do produto. As substâncias presentes nestes cosméticos podem reagir adversamente com as moléculas da máscara. Isto, por sua vez, pode ter consequências miseráveis: a começar pelo impacto na qualidade e durabilidade da máscara e a uma maquilhagem de olhos de má qualidade, sem esquecer as reações alérgicas. Contudo, se a máscara está a ficar espessa, pode colocar o tubo dentro de um copo de água morna. Este truque irá salvar o seu dia quando a máscara a surpreender antes de um grande evento, ou de manhã, quando se prepara para o trabalho. Ainda assim, o melhor será substituir uma máscara densa por uma máscara nova e fresca.