Fibra na máscara. Qual a finalidade de utilizar fibra em produtos para pestanas e será que vale a pena utilizar máscaras 3D?

As máscaras que possuem fibra destinam-se a alongar as pestanas, acumulando máscara nas pontas de cada pestana separadamente. Este tipo de máscara é indicada para pestanas curtas e finas e espera-se que crie o efeito “Uau”. Estas máscaras são assim tão incríveis? Será que vale a pena comprar uma máscara de fibra? São seguras? Quais os resultados?

O que é a fibra nas máscaras?

A fibra presente nas máscaras são moléculas de substâncias sintéticas, como nylon, poliéster e celulose. Estas substâncias são extremamente populares na indústria. Graças a elas, muitos objetos comuns são produzidos: cabos, peças de bicicleta, fios sintéticos, meias-calças e todo um conjunto de materiais resistentes ao ar.

O nylon, a celulose e o poliéster são introduzidos na composição da máscara na forma de pequenas partículas para fazer com que as camadas de cosmético adiram às pestanas e se acumulem nas pontas das pestanas. Como resultado, as pestanas parecem definitivamente mais longas. Frequentemente, as máscaras de fibra são denominadas Máscaras 3D. Este termo descreve o efeito que o cosmético oferece. Para esclarecer, as Máscaras 3D intensificam claramente as camadas de máscara aplicadas. Portanto, por outras palavras, as pestanas deverão ficar dramaticamente realçadas.

Fibra na máscara. Efeitos oferecidos às pestanas

A fibra presente na máscara permite tornar as pestanas compridas: alongadas, grossas e nítidas. É este o efeito que devemos esperar? Infelizmente, as máscaras com fibra não são adequadas para todas as pessoas. Há quem considere a sua aplicação muito complicada, já que é fácil sobrecarregar as pestanas com a primeira passagem do aplicador. Basicamente, o acúmulo adicionado às pestanas não proporciona efeitos naturais. Muitas vezes, as pestanas são tão finas que as pontas começam a dobrar-se e descamar passadas poucas horas. A fibra é fugaz porque a sua aderência é insuficiente. Como resultado, as camadas aplicadas são quebradiças e descamam, arruinando toda a maquilhagem.

Também é importante realçar que a fibra não separa as pestanas, criando rapidamente o efeito indesejado de pernas de aranha. O que são as pernas de aranha? São pestanas coladas entre si que ficam artificialmente espessas. Obviamente, estas pestanas acabam por manchar e o resultado é um pouco tosco, em vez de realçar a nossa beleza.

Fibra na máscara. Perigosidade

O última, mas muito importante, aspeto desvantajoso da inclusão de fibra na máscara é a controvérsia gerada pelas substâncias referidas acima. Ou seja, a fibra está incluída no grupo das substâncias potencialmente alérgicas. As fibras costumam irritar os olhos, entram para dentro das pálpebras, causam visão turva, comichão, formigamento e os olhos ficam lacrimejantes. As pessoas que usam lentes de contacto devem evitar utilizar máscaras com fibra porque as moléculas microscópicas podem ficar por baixo das lentes e irritar facilmente os olhos.

Fibra na máscara. Como reconhecer a sua presença na lista de ingredientes

A fibra presente na máscara pode ser identificada pelo termo 3D colocado na embalagem ou pela leitura da denominação INCI. A fibra possui vários nomes: rayon, polikaprolaktam, poliamid-6, PA-6 (nylon-6) e poliester-5.

Fibra na máscara. Opiniões

As Máscaras 3D não reúnem muitas opiniões positivas. As mulheres costumam queixar-se do curto tempo de prateleira destas máscaras, da sua difícil aplicação, efeito manchado, pestanas coladas, descamação e borrões.