Máscara resistente à água. Vale a pena usar?

Existe alguma máscara que nos ajude a estar na praia ou num lago sem nos preocuparmos com o estado da maquilhagem? Uma máscara resistente às lágrimas e à chuva? A máscara resistente à água é o produto que lhe garante ter uma maquilhagem irrepreensível independentemente das condições climáticas. No entanto, nada é perfeito, nem mesmo a máscara resistente à água. Quais as desvantagens deste produto? Fique a conhecer a sua composição, propriedades e a receita para uma remoção perfeita da maquilhagem.

Máscara resistente à água – Composição

Todos os cosméticos resistentes à água diferem das suas versões normais especialmente em termos de composição. Enquanto o ingrediente de base dos produtos comuns é a água, os produtos resistentes à água contêm silicone, solução de resina, óleos minerais, ceras, polímeros e outras substâncias resistentes à água semelhantes. É por essa razão que a maquilhagem feita com este tipo de produtos é resistente e não mancha quando exposta a grande humidade, suor, lágrimas, chuvadas ou mesmo água.

Máscara resistente à água – Propriedades

A máscara resistência à água apresenta uma consistência oleosa e fácil de aplicar. Seca rapidamente e não cria o efeito conhecido como “efeito panda”, ou, por outras palavras, não mancha a pele na zona dos olhos. Outro aspeto positivo dos produtos resistentes à água são as suas propriedades condicionadoras.

Máscara resistente à água – Remoção da maquilhagem

Como o nome indica, uma máscara resistente à água é resistente à água, pelo que será infrutífero tentar removê-la cosméticos à base de água. Por essa razão, as loções micelares e todas as preparações desmaquilhantes semelhantes devem ser substituídas por cosméticos à base de óleo, por exemplo, loções bifásicas. As defensoras dos cosméticos naturais podem optar por óleo de coco.

Independentemente das preparações de remoção de maquilhagem utilizadas, a máscara resistente à água ainda é mais difícil de remover do que qualquer outra máscara regular. Portanto, para acelerar um pouco este processo, muitas mulheres esfregam as pálpebras com bastante força. Deve evitar este tipo de procedimento, pois não oferece os efeitos desejados nem é adequado para a pele. Para esclarecer, a fricção vigorosa das pálpebras pode irritar a pele e enfraquecer consideravelmente as pestanas. Consequentemente, as pestanas podem começar a cair excessivamente.

Máscara resistente à água – Vale a pena usar?

Apesar de todas as vantagens inegáveis que a máscara resistente à água possui, a utilização regular deste produto pode enfraquecer consideravelmente o estado das pestanas. A sua fórmula pesada combinada com uma remoção agressiva frequente da maquilhagem deixa as pestanas fracas e cada vez mais finas. Para evitar esta situação, a máscara resistente à água deve ser utilizada apenas de vez em quando, quando houver necessidade.