As grandes vantagens das pequenas pestanas. Por que precisamos de pestanas?

As pestanas têm como principal função proteger os olhos da sujidade, da poeira e dos insetos. É engraçado como estes pequenos pelos têm função protetora mas revestimo-los com camadas de máscara, reviramo-los com reviradores de pestanas, pintamo-los ou aumentamos o seu tamanho com pestanas postiças. Recorremos a estes procedimentos numa base diária como se nos tivéssemos esquecido da verdadeira função das pestanas. Da mesma maneira, as unhas servem para proteger os dados dos danos, mas gostamos de pintá-las com vernizes ou aplicar unhas postiças. Também furamos as orelhas, e estas não precisam de estar mais bonitas para ouvirmos melhor. Por ora, vamos esquecer a importância que as pestanas têm nas culturas modernas e vamos focar-nos na sua função original. Para que servem as pestanas?

Pestanas – os factos mais importantes

As pestanas estão presentes em todos os mamíferos. São ligeiramente curvadas para cima, e nascem nas pálpebras superior e inferior de ambos os olhos. A pálpebra superior possui mais pestanas do que a pálpebra inferior. Crescem entre 120 e 250 pestanas na pálpebra superior e apenas 50 a 150 pestanas na pálpebra inferior. Além disso, as pestanas que temos nas pálpebras superiores são mais longas, pois possuem entre 8 mm e 12 mm, enquanto as pestanas inferiores apresentam 6 a 8 milímetros.

As pestanas são compostas por 97% de queratina e 3% de água. Neste aspeto, não diferem dos outros pelos do nosso corpo.

Ciclo de vida das pestanas

O ciclo de vida das pestanas dura de 2 a 4 meses e inclui três fases básicas:

  1. Anágena – o período de crescimento do pelo que começa por baixo da pele, e que dura até o pelo crescer acima do estrato córneo.
  2.  Catágena – o momento em que as células do bulbo capilar morrem, ou seja, o pelo alcançou o comprimento desejado mas ainda não caiu.
  3.  Telógena – o período durante o qual o pelo novo em crescimento empurra o pelo morto.

Perda de pestanas

Perdemos entre 1 e 5 pestanas numa base diária. As pestanas morrem devido ao seu ciclo de crescimento natural. No entanto, se notarmos a queda de mais pestanas (por dia), é provável que a culpa seja nossa. Os tratamentos de beleza regulares e intensivos, como pintar ou revirar as pestanas, aplicar extensões e máscara e remover a maquilhagem resultam, infelizmente, num aumento da queda de pestanas.

Funções das pestanas

As pestanas existem para proteger os nossos olhos sensíveis das impurezas e dos insetos. Equivalem aos bigodes dos gatos, pois são tão sensíveis que respondem até aos estímulos mais pequenos, causando um reflexo defensivo que nos faz fechar os olhos.