O ciclo de vida das pestanas. Como tornar as pestanas naturalmente longas e sensacionais?

Já se perguntou como crescem as suas pestanas? O que pode fazer para que sejam mais bonitas? A vida de cada pestana começa e acaba no bulbo. Compreender o ciclo de crescimento das pestanas é a maneira mais fácil de descobrir qual a melhor rotina de cuidado com as pestanas. Sabe qual é a função dos séruns para pestanas neste processo?

A condição dos pelos que crescem em cada parte do nosso corpo, incluindo as pestanas, depende das substâncias que são absorvidas com a comida. Mas ainda há mais! A velocidade do crescimento está escrita nos genes, dependende do nosso bem-estar geral e dos cosméticos que utilizamos – portanto, difere de pessoa para pessoa.

QUANTAS PESTANAS TEMOS?

O número varia. Temos 150 a 250 pestanas distribuídas em quatro linhas nas pálpebras superiores. As pálpebras inferiores têm menos (50-150). Além disso, as pestanas inferiores são muito mais curtas. É importante que saiba que qualquer desvio aberrante a estes valores indica que há algo errado. Se tiver muito poucas pestanas, então terá de reforçá-las e estimular o seu crescimento.

PARA QUE PRECISAMOS DE PESTANAS?

Há uma razão para as pestanas crescerem nas extremidades das nossas pálpebras. Cada pelo, incluindo os mais pequenos, possui uma função específica. As pestanas melhoram a maquilhagem e é como se fossem um aprimoramento natural. No entanto, este não é o motivo da sua criação.

Do ponto de vista anatómico, as pestanas apresentam as seguintes funções:

  • evitar a entrada de poeira e líquido nos olhos,
  • sinalizar e proteger contra insetos,
  • eliminar as impurezas capturadas (também pelas lágrimas),
  • proteger da exposição excessiva ao sol.

COMO CRESCEM AS PESTANAS?

Não temos apenas um conjunto de pestanas que resistem toda a vida. As pestanas duram cerca de 3-4 meses. Crescem ciclicamente. Isso significa que um ciclo de vida de uma pestana ocorre e é seguido pelo próximo. Todas as pestanas passam por três fases durante a sua vida: anágena, catágena e telógena. Saiba mais sobre o crescimento das pestanas.

  1.  Fase anágena
    Uma etapa de crescimento ativo que dá início a todo o ciclo. Algumas fontes também referem uma fase anágena precoce e uma fase anágena tardia. As pestanas crescem intensamente durante esta fase e ficam mais longas devido às divisões celulares dinâmicas que ocorrem no folículo piloso. A fase anágena dura de duas a três semanas ou muito mais tempo (depende das predisposições de cada um). As pestanas crescem e tornam-se longos durante esta fase. Quanto mais nutrientes tiverem, mais fortes e saudáveis serão. O tempo de crescimento ativo de uma pestana explica por que motivo as pestanas não são tão compridas quanto o cabelo. No caso das pestanas, um ciclo de vida é contado em semanas. No que toca ao nosso cabelo, o ciclo de vida é medido em anos.
  2.  Fase catágena
    Quando as divisões celulares e a fase de crescimento terminam, inicia-se a fase catágena – ou fase trasicional. Dura 3-4 semanas ou mais, dependendo das predisposições de cada um). A fase catágena é o momento em que a pestana se liberta do folículo piloso, que pare de trabalhar e nutrir. Nesta fase, todas as pestanas ainda se encontram nas pálpebras mas já não se encontram firmemente enraizadas, podendo cair quando esfrega os olhos vigorosamente. A maioria das pestanas que caem encontram-se na fase catágena, e o bulbo está apertado e invisível.
  3.  Fase telógena
    A fase telógena é a última fase – a chamada fase de descanso. Dura até 6-8 semanas. O folículo capilar prepara-se para criar uma nova pestanaso, por isso os vasos sanguíneos alargam-se e são responsáveis por fornecer nutrientes aos bulbos das pestanas. Durante a fase telógena, dá-se o crescimento de uma nova pestana, que empurra o pelo morto, a menos que este já tenha caído. O ciclo recomeça quando as pestanas antigas caem e são substituídas por pestanas novas.

COMO ESTIMULAR O CRESCIMENTO DAS PESTANAS?

Embora todas as mulheres sonhem ter pestanas longas, nem todas têm a sorte de ter umas pestanas naturalmente bonitas. A condição e aparência das pestanas depende de vários fatores que afetam o crescimento das pestanas – suplementos, método de remoção de maquilhagem, tipo de cosméticos, tratamentos e procedimentos focados nas pestanas.

As pestanas ficam danificadas devido a:

  • extensões regulares das pestanas (volume),
  • exposição crónica a situações stressantes,
  • remoção errada da maquilhagem ou ausência da mesma,
  • utilização indevida de revirador de pestanas,
  • aplicação de pestanas postiças,
  • esfregar ou arrancar pestanas,
  • produtos de beleza fora do prazo ou cosméticos com ingredientes nocivos.

SÉRUM PARA PESTANAS

A aplicação de séruns para pestanas é a melhor maneira de acelerar o seu crescimento durante o seu ciclo natural, prolongando ao máximo a fase anágena. É impossível nutrir eficazmente as pestanas seguindo apenasuma dieta saudável, portanto, deve nutri-las também através do exterior. Um sérum para pestanas bem constituído – como o Nanolash – nutre e fortalece os bulbos das pestanas, estimulando-os a trabalhar mais eficazmente. Como resultado, as pestanas ficam mais longas e mais grossas, preservando a sua naturalidade e beleza.