Factos curiosos sobre máscaras. Aquilo que não sabe sobre a sua máscara.

A maioria de nós utiliza máscara numa base diária, mas, de facto, pouco sabemos sobre este produto. Quem inventou a máscara para pestanas? Qual a história deste cosmético famoso e inovador? Descubra os factos mais interessantes sobre máscaras. Confira você mesma se sabe qual a data de validade da máscara.

  1.  Não há consenso no que toca à primeira pessoa que inventou a máscara.
    As informações mais comuns dizem que o protótipo das máscaras de hoje em dia foi inventado por T. L. Williams, que misturou valesina com pó de carvão para ajudar a irmã Maybel a conquistar o amor do seu noivo infiel. Esta história decorreu em 1913, e dois anos depois, deu-se a criação da empresa Maybelline, cujo nome resultou da combinação do nome Maybel e Vaselina. Não sabemos ao certo a verdade.
    Poucas pessoas sabem que a primeira máscara foi inventada cerca de 100 anos antes, por Eugene Rimmel. Até hoje, em muitas línguas, como francês e português, a palavra “rimmel” significa máscara. No entanto, quem colocou as máscaras em voga (inventada em 1830 por Rimmel), foi o previamente mencionado Williams. Inicialmente, deu-lhe o nome de Lash-Brow-ine. Só mais tarde é que mudou o seu nome para Maybelline.
  2.  Porque é que as mulheres costumam abrir a boca quando aplicam máscara?
    Muitas mulheres têm o reflexo de abrir a boca quando aplicam máscara nas pestanas. Provavelmente nunca ninguém pensou no que motiva este fenómeno. No entanto, a solução para este enigma é muito simples: é mais fácil parar de pestanejar quando abrimos a boca.
  3.  Cada máscara nova é uma espécie de revolução.
    Pode parecer que a máscara seja um produto com pouca margem para inovar. Este produto tem a tarefa de revestir eficazmente as pestanas. No entanto, cada alteração feita ao cosmético é como uma pequena revolução no mundo da maquilhagem.
    As primeiras tentativas para criar um cosmético destinado a escurecer e realçar as pestanas tiveram lugar no Egito antigo, através da combinação de khol, mel e excrementos de crocodilo. Devemos esta invenção ao facto de alguém ter tentado criar uma máscara. A revolução seguinte, após o lançamento da máscara da Maybelline, foi a criação da máscara resistente à água, em 1938. Embora fosse inicialmente constituída por até 50% de terebintina inflamável, acabou por ser um best-seller. Apenas 20 anos depois, a Revlon lançou a máscara com um aplicador! Todas as versões anteriores tinham a forma de uma pomada. O próximo passo revolucionário foi o lançamento da primeira máscara de cor.
    Hoje em dia, cada fórmula melhorada ou alteração no aplicador é uma pequena revolução, que corresponde a mais um passo na direção de uma maquilhagem perfeita, fácil e duradoura.
  4.  A máscara permanece fresca durante quanto tempo?
    De todos os produtos disponíveis no mercado dos cosméticos (não incluindo produtos artesanais sem conservantes), a máscara é o cosmético com um tempo de vida útil mais curto. Recomenda-se que substitua este produto a cada 3-6 meses porque, após esse momento, ele perde as suas propriedades e verifica-se o acúmulo de muitas bactérias perigosas no interior da embalagem.